Resenha: Mentirosos - E. Lockhart



Título Original: We Are Liars
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Nota: 5/5 
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

     Mentirosos foi o primeiro contato que tive com a autora E. Lockhart, e garanto que foi uma experiência maravilhosa. Desde o seu lançamento, o livro gerou bastante euforia entre os booktubers lá de fora que afirmavam que o livro era surpreendente. Não foi diferente quando o livro chegou aqui no Brasil, e após de ler várias resenhas resolvi ver se ele era realmente tudo isso. 
     Em meio a essas resenhas, algumas pessoas diziam que o começo era bem parado e a história só engrenava lá pro meio, então já comecei sem muitas expectativas para não me desapontar. Acontece que a escrita da autora é maravilhosa e me cativou desde o início. A leitura fluiu muito bom, e sequer vi o tempo passar. Como disse, a autora escreve super bem, e utiliza de recursos poéticos para enriquecer a narrativa. Confesso que quando vi isso pela primeira vez fiquei um pouco assustada achando que era literal, e só depois percebi que era uma forma inteligente que a E. Lockhart encontrou de demonstrar a intensidade dos sentimentos da protagonista Cadence. 
     A história é narrada a partir de 2 anos antes do acidente que envolveu a personagem. Nesse período, conhecemos bem todos os personagens envolvidos de uma maneira leve e envolvente, para só assim chegarmos ao ponto "central" da história, onde Cadence volta, 2 anos após o acidente, para a ilha da família Sinclair para tentar entender o que aconteceu no verão dos 15 (era assim que os Mentirosos intitulava os verões: verão dos 12, verão dos 13...).

"Se você quiser viver em um lugar onde as pessoas não tenham medo de ratos, deve abrir mão de viver em palácios"

     No decorrer da leitura, comecei a criar teorias do que pode ter acontecido, mas o final é realmente surpreendente e só nesse momento as dicas minuciosas que a autora se tornam claras. Quando cheguei no final pensei: "Nossa, como não reparei nisso?" É um daqueles finais em que você termina de ler o livro e mesmo assim se pega refletindo sobre o final alguns dias depois.
     Recomendei esse livro para todos os meus amigos e recomendo para você também. Com certeza foi uma das melhores leituras desse ano. Devorei o livro em um dia e estou ansiosa para ler o outro livro da autora: O Histórico Infame de Frankie Landau Banks. Alguém já leu e sabe se é realmente bom?
     Se quiser ficar por dentro das minhas leituras, me acompanhe nas redes sociais abaixo.
     Beijos e até a próxima leitura!

2 comentários:

  1. Oi!
    Confesso que desde que o livro saiu, apesar das críticas totalmente positivas, não tive muito interesse nele. Nem a capa nem a sinopse me agradaram inteiramente. Está na minha lista de livros a ler, e quando isso acontecer, espero que eu goste!
    Adorei a resenha, beijos!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Espero muito que vc goste da leitura assim como eu gostei. É uma leitura bem tranquila e o final é maravilhoso!
      Beijos e volte sempre (:

      Excluir