Resenha - O Segredo de Emma Corrigan - Sophie Kinsella


O Segredo de Emma Corrigan

Título Original: Can You Keep a Secret?
Autora: Sophie Kinsella
Editora: Record
Páginas: 384
Nota: 2,5/5 
Em O Segredo de Emma Corrigan , Sophie Kinsella segue a receita que fez da série Os delírios de consumo de Becky Bloom sucesso de público - foram mais de 35 mil exemplares vendidos só no Brasil - e crítica. Com humor e muito charme, ela nos apresenta a Emma, uma inglesa perto dos 30 anos, mas longe de uma definição na vida. Na memória ela guarda situações ultraconfidenciais: como perdeu a virgindade enquanto os pais assistiam Ben-Hur na sala de TV, o que pensa sobre o namorado, as peças que prega nos colegas de escritório, seu peso real. Funcionária Júnior da Panther Corporation, uma empresa de produtos energéticos e esportivos com filiais por toda Grã-Bretanha, Emma vai a Glascow participar da reunião de marketing sobre um novo refrigerante, a Panther Cola. O que parecia uma grande oportunidade profissional se transforma num pesadelo. Como se não bastasse ter derramado a bebida num superior, seu vôo de volta para casa quase cai. Em momentos de tensão as pessoas fazem as coisas mais estranhas. E Emma Corrigan não é exceção. Acreditando estar a um passo de uma morte trágica, ela conta todos os seus pequenos pecados para o passageiro ao lado. Afinal, qual a probabilidade de vê-lo de novo? Ainda mais com vida? Mas o destino decide brincar com a protagonista: o avião pousa em segurança e o distinto cavalheiro nada mais é que o fundador e presidente da empresa onde trabalha. E além dos segredos pessoais, Emma abriu o verbo sobre todos os colegas da Panther e suas estratégias para enrolar no serviço. Para recuperar o respeito profissional - e voltar às boas com o pessoal do escritório - Emma se mete nas situações mais inusitadas, quase novelísticas. Mas com as quais todas as mulheres acabam se identificando.

     Não sei se foi por ter criado muitas expetativas, mas a questão é que O Segredo de Emma Corrigan foi uma completa decepção. Sempre ouvi as pessoas dizendo o quanto esse livro era engraçado e incrível, mas não foi bem isso que eu achei. A premissa é muito boa, porém a execução da ideia foi péssima. 
     A história já começa deixando bem claro o tanto que Emma é despreocupada e desastrada, o que seria engraçado se não fosse forçado. Forçado. Essa é uma palavra boa para definir o livro de uma maneira geral. O que várias pessoas consideraram engraçado, eu achei extremamente forçado e previsível, e foram raríssimos os momentos que tiveram alguma graça. 
     A Emma tem uma vontade enorme de ser promovida no seu trabalho, mas não porque é algo que ela realmente queira, mas sim para impressionar a família, amigos e colegas de trabalho. Além do motivo ser fútil, ela não se esforça para conseguir a tão desejada promoção, passa o dia sem fazer nada e ainda acha ruim quando não é promovida. Vai entender, né?
    Confesso que a narrativa da história é boa e super tranquila de ler, mas não acontece nada muito empolgante até pouco mais da metade do livro. A personagem não evolui com os acontecimentos, continua totalmente estabanada e irritante (além de forçada e previsível, não se esqueçam).O pior é quando chega o fim da história e você se pergunta: "Ué, acabou assim?".
     Dei nota 2,5 ( de 5) para o livro, mas arredondei para 3 no Skoob. Esse foi o primeiro livro que eu li da Sophie Kinsella, mas pretendo dar outra chance para ela, e assim que fizer isso vou fazer questão de escrever uma resenha aqui no blog e falar o que achei. Depois que concluí a leitura, dei uma olhada nas resenhas no Skoob e vi que não fui a única que não se deu bem com O Segredo de Emma Corrigan. Por isso, quero saber qual foi a experiência de vocês com o livro.
     Se quiser ficar por dentro das minhas leituras, me acompanhe nas redes sociais abaixo.
     Beijos e até a próxima leitura!
     Beijoos 

0 comentários:

Postar um comentário